O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

fevereiro 19, 2013

Santa Fé é o primeiro município da regional de Maringá a ter epidemia de dengue

Santa Fé é o primeiro município integrante da 15ª Regional de Saúde de Maringá a ser declarada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) em situação de epidemia de dengue. Com 10.436 habitantes, Santa Fé tem 52 casos confirmados de dengue e 299 notificações, o que significa uma taxa de incidência de 498,28. Os dados são do informe técnico 15 sobre a situação da dengue no Paraná, e foram divulgados no início da noite dessa segunda-feira (18/02).
Outros quatro municípios do Paraná também alcançaram a taxa de 300 casos por 100 mil habitantes, que determina situação epidêmica: Terra Rica e Tamboara  – ambas pertencentes à 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, além de Primeiro de Maio  – da 17ª Regional de Saúde em Londrina  e Formosa do Oeste, da 10ª Regional de Saúde de Cascavel. Conforme a SESA, são municípios com menos de 15 mil habitantes e, por isso, um número baixo de casos já os colocam em situação de epidemia. Tamboara, por exemplo, tem apenas 21 casos confirmados.
No Paraná, de agosto de 2012 até esta segunda-feira, foram confirmados 2.421 casos da doença, o que eleva a taxa de incidência estadual para 37,24 casos por 100 mil habitantes, considerada baixa pelo Ministério da Saúde.
Em Maringá, os dados da SESA indicam 97 casos confirmados (um deles importado), 626 notificações e taxa de incidência de 26,88.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o Paraná não vive uma epidemia de dengue e está longe das taxas de incidência de outros estados do país. "Hoje, a dengue está concentrada em alguns municípios das regiões noroeste e centro-oeste e estamos trabalhando intensamente para evitar o avanço da doença", explica.


(odiario.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário