O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

fevereiro 25, 2013

Raúl Castro é reeleito presidente de Cuba para os próximos 5 anos

O general Raúl Castro, de 81 anos, foi ratificado neste domingo, (24/02), como presidente de Cuba para um segundo mandato de cinco anos.
Castro confirmou que o segundo mandato que está iniciando neste domingo será o último e anunciou que se introduzirá na constituição cubana a limitação dos cargos políticos a um máximo de dez anos.
A Assembleia Nacional (Parlamento unicameral) reelegeu Castro para a Presidência do Conselho de Estado, segundo um comunicado da agência estatal "Prensa Latina".
A confirmação de Castro como presidente era previsível, embora o próprio líder cubano realizou esta semana desconcertantes declarações nas quais brincou com a possibilidade de renunciar dada sua avançada idade.
Raúl Castro foi nomeado formalmente presidente de Cuba em fevereiro de 2008, dois anos após ter assumido de forma interina a direção do país ao substituir seu irmão Fidel Castro quando este adoeceu e delegou o poder em 2006.
Seu governo se dedicou a impulsionar um plano de reformas para "atualizar" o socialismo cubano e reanimar uma economia em crise desde a queda do bloco soviético.
O Parlamento cubano designou também o restante dos 31 membros do Conselho de Estado - órgão que representa a Assembleia entre cada período de sessões - entre eles o primeiro vice-presidente, outros cinco vice-presidentes e um secretário.
Além disso, os deputados elegeram Esteban Lazo como novo titular da Assembleia, cujo oitavo mandato foi constituído neste domingo para um mandato de cinco anos até 2018.
Vice
Miguel Díaz-Canel, de 52 anos, foi eleito neste domingo como primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, tornando-se o número dois do governo do general Raúl Castro, segundo informou a agência oficial "Prensa Latina".
Díaz-Canel, um dos vice-presidentes do atual Conselho de Ministros, está substituindo José Ramón Machado Ventura, de 82 anos e um dos personagens históricos da revolução cubana.
Machado Ventura é, ainda, segundo secretário do governante Partido Comunista de Cuba (PCC, único legal).
O novo primeiro vice-presidente, um engenheiro elétrico, é membro do Birô Político do Partido Comunista de Cuba e anteriormente ocupou a responsabilidade de primeiro-secretário da formação nas províncias de Villa Clara (centro) e Holguín (este).
Entre 2009 e 2012 foi ministro da Educação Superior e em março do ano passado foi designado vice-presidente do Conselho de Ministros.

(EFE-Gazeta do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário