O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

fevereiro 20, 2013

Cheida aceita convite de Beto, mas PMDB segue dividido

O deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) aceitou ontem, (19/02), o convite para assumir a Secretaria do Meio Ambiente, cargo que já ocupou na gestão de Requião. A troca na pasta garante mais uma pasta na administração tucana para o PMDB – partido que já ocupa a Secretaria do Trabalho, com Luiz Cláudio Romanelli. Mas a ampliação do espaço peemedebista não garante a adesão imediata do PMDB ao projeto de reeleição do governador Beto Richa. Dividido, os peemedebistas só devem decidir mais tarde, possivelmente em 2014, o que fazer na eleição do ano que vem.
O anúncio oficial da troca de comando no Meio Ambiente pode acontecer ainda nesta semana, depois que Richa conversar com o atual secretário Jonel Iurk e com representantes do PP – partido que o indicou para o cargo.
Nos bastidores, especula-se desde o ano passado que a reforma do secretariado teria como principal objetivo garantir mais espaço para o PMDB em troca de uma aliança em 2014. Mas o projeto do governador de contar com os peemedebistas vem sofrendo resistências em função da atuação do senador Roberto Requião e do ex-governador Orlando Pessuti. O primeiro é desafeto declarado do tucano. Já Pessuti, recebeu convite de Richa para assumir a presidência Sanepar, mas também flerta com o PT de Gleisi Hoffmann uma diretoria na Usina de Itaipu.
“Independente da posição de cada um, do Cheida ou do Pessuti, a bancada continua unida. Mantemos o apoio ao governo, mas não tem como definir nada agora sobre as eleições de 2014”, afirma o deputado estadual Caíto Quintana (PMDB). “Esta situação [de Pessuti negociar tanto com o governo estadual quanto com o federal] expõe e constrange a bancada. Não podemos ser usados como moeda de troca”, completou Caíto.
Cheida afirmou que não há garantia de apoio em 2014, mas reconhece que a entrada no governo aproxima o partido de Richa. “Não está condicionado [a ida para o Meio Ambiente] ao apoio [do PMDB em 2014], mas não podemos deixar de ver isso como um estreitamento de laços”, explicou Cheida.

(Gazeta do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário